Bem próximo da capital Santiago, está uma cidade que representa fortemente a cultura chilena. Trata-se de Valparaíso. Perfeita para conhecer, deixe o colorido das casas, a história e todas as atividades disponíveis encantarem você.
O coração de Valparaíso tem nome e importância histórica. A Plaza Sotomayor está localizada na região central da cidade. Nela há várias atrações, dentre as quais está o Monumento heróis de Iquique, que representa os combatentes que perderam a vida no combate naval de Iquique, no dia 21 de maio 1879.
O prédio da Armada do Chile está localizado em frente à praça também e abriga a Marinha Chilena. Inaugurado em 1910, o edifício de arquitetura neoclássica francesa chama a atenção pela imponência. Em 1979, a Armada do Chile foi declarada Patrimônio Histórico Nacional devido à importância arquitetônica e histórica para o país.
Outro prédio localizado no entorno da Plaza Sotomayor e que chama a atenção é o do Cuerpo de Bomberos de Valparaíso, dito por alguns como o mais antigo do Chile, sendo esse fundado em 1851. No período da viagem, estava exposto em frente ao local um dos carros utilizados nos tempos antigos pelos bombeiros da cidade.
Outra particularidade da Plaza Sotomayor é a arquitetura dos prédios do entorno que misturam o moderno com o antigo. O edifício que chama a atenção para esse detalhe é o da Compañia Sudamericana de Vapores. Parte da enorme estrutura é formada por vidraças que refletem as cores e nuvens do céu.
Valparaíso guarda ainda uma das três casas de Pablo Neruda no Chile. La Sebastiana está localizada em um dos muitos cerros, ou morros, da cidade, desde 1961. O poeta adquiriu o local para escapar da vida agitada de Santiago. Sebástian Collado foi o responsável pelas obras da casa em seu início, já que o engenheiro faleceu antes do término.
Outro destaque fica por conta da vista privilegiada que Pablo Neruda tinha a partir das janelas da casa La Sebastiana. A cada andar que se sobe, o cenário da cidade de Valparaíso ganha novas e belas proporções. O Oceano Pacífico e o Porto da cidade ao fundo ajudam a emoldurar os encantos.
Um tipo de transporte chama a atenção de quem circula por Valparaíso. Conhecidos popularmente como trólebus, esses ônibus possuem a particularidade de serem elétricos e alimentados por cabos superiores.
O Chile possui sua costa localizada em um território de intensa atividade sísmica. A área está situada sobre o Círculo de Fogo do Pacífico, no norte do oceano, onde há um elevado número de terremotos e forte atividade vulcânica. Por isso, o país logo teve que se preparar para os efeitos desse desastre natural. Valparaíso possui em diversos pontos da cidade placas que sinalizam as zonas de tsunami e também os locais de escape para o caso de ameaça de uma onda gigante.
Enfim, trata-se de uma cidade muito interessante e que vale separar um dia para conhecê-la.
Fotos: 2013
Texto: 12 de julho de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.