Teresópolis é um município brasileiro localizado no Estado do Rio de Janeiro, menos de 100 quilômetros da capital carioca. Dizem os registros históricos que a cidade ganhou o coração da família real brasileira devido ao descanso que essas terras ofereciam, natureza exuberante e temperaturas agradáveis de serra. E não é para menos.
De tudo o que Teresópolis oferece, certamente a natureza é um grande destaque. Afinal, serve como ponto de partida para muitas trilhas e passeios pelas matas e morros do entorno. A flora e a fauna merecem contemplação e muitas trilhas e locais da cidade são famosos para isso. Nesse ponto, destaca-se o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A trilha do cartão postal, com 1200 metros e de dificuldade moderada, é um grande exemplo. No Parque, entretanto, há também outras trilhas, belas cachoeiras e águas cristalinas.
O Dedo de Deus com 1.692 metros de altitude, é, certamente um dos pontos altos da região. Apesar estar fisicamente localizado no município vizinho, Guapimirim, a melhor e mais famosa vista fica em Teresópolis.
Um ponto muito interessante, ainda falando no conjunto de formações rochosas do local, é a Mulher de Pedra, que tem esse nome devido ao fato de sua formação lembrar a silhueta de uma mulher deitada.
Existe outra característica que é muito ligada a Teresópolis. Muitos lembram da Seleção Brasileira quando falam da cidade. É que lá está localizado o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no famoso bairro da Granja Comary. Um enorme brasão natural de plantas e grama marca o endereço e chama a atenção de turistas e curiosos. A paisagem natural fica completa quando composta também pelo Lago Comary.
Depois de tanto passear e circular por locais tão belos, é bom também se refrescar com uma boa cerveja gelada. E ainda mais se ela levar o nome da cidade. A cerveja Therezópolis tem sede e local de criação na cidade serrana de Teresópolis.
Quanta história guarda Teresópolis! Prova disso está no próprio nome da cidade, que é junção de “Teresa” com o termo grego “polis” (cidade). Trata-se de uma homenagem à imperatriz brasileira Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. Tanta representatividade também fez surgir uma estátua da Imperatriz e que pode ser observada na entrada da cidade.
A cultura e registro da história também estão presentes. O Sobrado Histórico José Francisco Lippi faz o resgate de parte dessa história quando relembra a trajetória do imigrante italiano homônimo e o começo do Vilarejo Venda Nova, conhecido como o terceiro distrito de Teresópolis. Assim como também a Casa de Cultura Adolpho Bloch, um local vivo de expressão de todas as artes e ensino relacionado ao tema.
A Prefeitura Municipal de Teresópolis é um prédio belo, de arquitetura que chama a atenção.
Uma cidade serrana que foi palco de figuras importantes para a história do Brasil, ganha atenção pela natureza e pontos turísticos muito especiais. Teresópolis é um lugar interessante e que merece estar nos roteiros do majestoso estado do Rio de Janeiro!
Fotos: 2017
Texto: 29 de outubro de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.