Rio de Janeiro! Uma cidade inesquecível, com praias impressionantes, natureza espetacular e um povo que acolhe a todos sem dificuldades. Com tantos elementos imperdíveis, fica fácil entender o título de cidade maravilhosa. Muitos a consideram a cidade o coração do Brasil, até porque o desembarque será inesquecível em qualquer época do ano.
Não há como não começar falando do Cristo Redentor… Uma das sete maravilhas do mundo moderno! Um dos maiores cartões-postais do Rio de Janeiro, e é a partir dele que podemos observar a cidade maravilhosa bem do alto. A importante estátua está no topo do morro do Corcovado, que mede nada menos que 709 metros de altura. O Cristo Redentor está sempre de braços abertos para receber a todos. Não deixe de observar o Pão de Açúcar. Certamente, um dos pontos mais fotografados da cidade.
Por falar em Pão de Açúcar, com 396 metros, o local guarda a entrada da baía da Guanabara e é também um dos mais tradicionais e divertidos passeios da cidade. O sistema de bondinho transporta 1.360 passageiros por hora. Vale ressaltar que as paredes de vidro dos bondinhos possibilitam que se tenha uma vista ampla e interessante da cidade. Vale ressaltar que todos os passeios tidos como ‘turísticos’ valem a pena e devem ser feitos. Não deixe de se encantar nesse famoso e interessante transporte do Rio de Janeiro.
A Lagoa Rodrigo de Freitas é ainda mais linda quando vista a partir do Cristo Redentor. Ela está localizada aos pés do Corcovado e possui como vizinhas a serra da carioca e as praias de Ipanema e Leblon. O percurso de oito quilômetros que pode ser percorrido ao redor da Lagoa é bastante utilizado pelos cariocas que buscam se exercitar ao ar livre. Sem esquecer os diversos pontos de parada, como quiosques, barzinhos e importantes restaurantes. Pontos esses que ficam lotados de cariocas e turistas durante todos os finais de tarde.
Aliás, esse é um ponto muito interessante no Rio de Janeiro: o clima, mas não é do tempo que estamos falando. A cidade é conhecida pelo seu astral alto. As pessoas sabem aproveitar o bom da vida e compartilhar momentos com pessoas queridas.
A Pedra do Arpoador é um bom exemplo da beleza e possibilidade de contemplação da cidade. A partir do topo dela, podemos observar a praia famosa eternizada por Tom Jobim. Foi por aquele calçadão que Helô Pinheiro passou e inspirou o músico na famosa canção ‘Garota de Ipanema’, mundialmente conhecida. A praia é um encanto e não pode deixar de ser visitada. Sem esquecer o importante morro Dois Irmãos logo ao fundo.
Localizado bem próximo da Pedra do Arpoador, uma estátua de Tom Jobim ganha destaque na famosa orla de Ipanema. A obra foi inaugurada exatamente 20 anos depois da morte do músico pela escultora Christina Motta. A estátua possui todas as características que muito bem relembram a Tom Jobim: está localizada na praia que era frequentada pelo músico e destaca o violão, ‘amigo inseparável’.
A Praia de Copacabana é uma das mais famosas do mundo e é o centro do comércio turístico do Rio de Janeiro. Copacabana significa, em tradução livre de quíchua, “Lugar Luminoso”. Junto com a Praia do Leme, forma um conjunto de cinco quilômetros de areia e mar espetaculares.
Mas o Rio de Janeiro não é só praia, impossível mesmo é circular pela entrada do Jardim Botânico e não se maravilhar com as espécies de plantas e árvores que se encarregam das boas vindas ao local. Com 83 mil metros quadrados de floresta tropical, o Jardim Botânico abriga diversas espécies de plantas, inúmeros pássaros e outros animais. Além dos encantos naturais numerosos, também podemos reencontrar detalhes históricos interessantes. As enormes Palmeiras Imperiais encantam já de longe, mas, quando vista de perto e em direção ao topo das árvores, nos ajudam a lembrar o quanto somos pequenos perto do esplendor da natureza.
No final do caminho das Palmeiras está o Chafariz Central. Também conhecido como Chafariz das Musas, ela está em um ponto central na série de vegetações do parque. O chafariz foi fabricado na Inglaterra e é constituído por duas bacias: a maior delas possui figuras que representam a música, a poesia, a arte e a ciência. O curioso é que esse mesmo chafariz já esteve localizado na Lapa. Porém, após algumas reformulações, ele foi instalado em definitivo no Jardim Botânico. Vale ressaltar que, com tamanha diversidade de plantas e demais exemplares de vegetação, o Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. O órgão está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
Já na região da Lapa, os famosos arcos são os mais fotografados. O aqueduto foi construído para fazer o transporte de água potável entre a floresta de Santa Teresa e o chafariz público do largo da carioca. Em 1896, serviu como base do viaduto para os bondes que ligam Santa Teresa e o centro da cidade. Vale ressaltar que se trata de uma região fortemente boêmia e com crescente número de turistas diariamente.
Ali perto está um dos pontos turísticos que você precisa visitar. E a história não poderia ser mais incrível e é a cara do Brasil: O artista chileno Jorge Selarón, então morador do Rio de Janeiro, estava insatisfeito com as condições das escadarias que passavam em frente à sua casa. Foi então que, em 1990, iniciou as obras de renovação do local. O que antes era criticado pelos vizinhos mais tradicionais devido as diversas combinações de cores, hoje se tornou um importante ponto turístico. O artista não deixou ainda de prestigiar o Brasil em sua importante obra. A bandeira do país é um dos destaques mais bonitos da escadaria, que também é conhecida como Escadaria do Convento de Santa Teresa.
Um ponto que reúne importância histórica, atrações variadas e uma das vistas mais bonitas das praias cariocas. Esse lugar é o Forte de Copacabana. O local foi inaugurado em 1914, para reforçar a defesa da Baía de Guanabara, e hoje possibilita um dos passeios mais bonitos pela cidade. Por lá, encontramos o Museu Histórico do Exército, restaurantes, a histórica Confeitaria Colombo e demais atrações. Imperdível!
Já pelos lados do centro da cidade, o Palácio Tiradentes ganha destaque devido a arquitetura diferenciada e bem antiga. É nesse histórico prédio que funciona a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Outro imponente prédio localizado no centro do Rio de Janeiro é a Igreja de Nossa Senhora da Candelária. O templo católico é um dos mais importantes símbolos religiosos da cidade maravilhosa. Construída entre 1609 e 1811, a Igreja chama a atenção pela arquitetura neoclássica e pela decoração interna exuberante, com os estilos neoclássico e eclético. Sem esquecer a fachada, que apresenta o contraste perfeito entre os trechos pintados de branco e o granito escuro carioca.
Perto dali está a Ponte Presidente Costa e Silva, que está localizada na Baía de Guanabara e possui importância entre os cariocas. Também conhecida como Ponte Rio-Niterói, as obras de construção começaram em janeiro de 1969. Atualmente, a via expressa de oito faixas possui importância na ligação do Rio de Janeiro ao município de Niterói e demais cidades das proximidades.
Caso queira expandir ainda mais o passeio pela cidade maravilhosa, dê um pulo no moderno Museu do Amanhã e também passeie pela densa vegetação da Floresta da Tijuca. Uma passagem e tanto por essa cidade tão querida entre os Brasileiros. O Rio de Janeiro continua lindo e sempre será um destaque do país.
Fotos: 2001, 2015 e 2017
Texto: 22 de abril de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.