Uma cidade de localização privilegiada, com belas colinas que cercam um rio de importância histórica e cujo nome lembra um ícone do país. Estamos falando da cidade do Porto! Porta de entrada para o Norte de Portugal, a cidade lusitana é tipicamente portuária e repleta de detalhes belos nos arredores e que ajudam a explicar a trajetória que faz de Porto parada obrigatória quando em passagem pelo país. As construções locais representam a essência de Porto!
Há muito o que se ver nessa cidade tão intensa! O começo se passa lá nos tempos dos romanos. Foram eles que entenderam a importância da localização da cidade e construíram não um porto qualquer, mas a primeira instalação portuária. Na época era conhecida como Portus e era importante ponto de travessia do rio entre Lisboa e Braga. A cidade ao lado, Vila Nova de Gaia, era parceira na empreitada e essa união fez surgir o nome da cidade: Portucale. Essa mesma porção de terra foi dada como dote a Teresa de Castela quando esta se casou com dom Henrique da Borgonha, em 1095. Anos mais tarde, o filho do casal tomou conta de tais terras e renomeou o local de nada menos que Portugal.
Desde então, o porto que por lá existe é um centro industrial em expansão. E essa característica faz com que outros detalhes também se desenvolvam. O resultado está nas ruas de Porto que hoje podemos contemplar: é a segunda maior cidade do país e que faz a mistura perfeita entre indústria e charme. O reconhecimento não demorou: Porto se tornou Capital Europeia da Cultura em 2001, sendo o centro histórico Patrimônio da Humanidade da Unesco. Tanto destaque aguça a curiosidade dos turistas, que não param de desembarcar na cidade durante todo o ano. As ruas são belas, as construções muito interessantes e com pontos turísticos fantásticos.
Desde o século 15, a riqueza faz parte da estrutura principal de Porto. Basta circular pelas ruas para entender essa importância. Nos tempos mais antigos, acontecia o comércio de mercadorias das terras anexadas a Portugal. O ouro e a madeira exótica chegavam do Brasil, servindo estas de adornos para as igrejas e monumentos. Já os detalhes em azulejos e quadros foram financiados pelos prósperos comerciantes da época. Muito do que foi feito passou por restauro nos últimos anos, para manter e preservar os locais.
Um ponto muito visitado na cidade é a Igreja de São Francisco, que teve o começo de suas obras no século 14. A fachada é bela, mas o que realmente chama a atenção é o interior: são 200kg de um grande acervo de adornos em ouro. Alguns textos pesquisados sugerem, entretanto, que a quantidade é bem maior: de 400 a 600 quilos! Todo esse ouro, segundo conta a história, veio diretamente do Brasil, então colônia portuguesa.
Há, situada no alto de uma Colina, a Igreja dos Clérigos que é uma das mais belas de Porto. Sua torre se destaca desde longe na paisagem, sendo esta construída no século 18 e é um dos edifícios mais altos do país e com o primeiro interior oval. Para os corajosos, este monumento importante guarda um desafio: 225 degraus de subida para apreciar a vista do rio, da costa e do vale do Douro.
A catedral do Porto foi erguida nos séculos 12 e 13 e foi modificada várias vezes ao longo dos anos e conta com uma rosácea na fachada dos tempos de inauguração. A capela e o transepto sul são locais de destaque e passeio por lá.
O Rio Douro tem um espaço especial no coração dos portugueses. Através do rio chegavam os muitos navios repletos de vinho do Porto e mercadorias estrangeiras. Passeios de barco permitem conhecer Porto através das águas e também contemplar a ponte de Dom Luís I, que faz ligação com Vila Nova de Gaia. Esta cidade é hoje responsável pela maturação e transporte o vinho do Porto, sendo ela um grande centro de comercialização deste grande ícone português.
Visitar Porto é o mesmo que se reencontrar com grandes detalhes da história que faz Portugal ser tão interessante até os dias de hoje. Uma cidade que não é somente bela, mas que também mostra sua importância comercial e um tanto turística. Porto é visita obrigatória a quem passa pelo país Luso!
Fotos: 2013
Texto: 30 de dezembro de 2018
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.