A Costa Rica é um país maravilhoso e o mergulho por lá não é diferente. Muitos são os locais para a prática do esporte e um belo exemplo é Playa del Coco. Uma bela praia de areias escuras onde estão instaladas operadoras de mergulho que vão aos principais pontos, como, por exemplo: Tortugas, Argentina, Mirador, Cacique, Surpresa, Punta Ballena, La Viuva, entre outros.
Entretanto, é muito importante escolher a época certa para se mergulhar por lá. Conversando com os locais, descobri que o ideal é mais próximo do meio do ano. Os mergulhos, registrados nesse álbum, foram entre es meses de fevereiro e março. Como se pode perceber pelas imagens, a vida é exuberante e abundante, mas as condições da água não são as melhores. Bastante suspensão.
Assim, conseguir boas fotos foi uma tarefa árdua, mas gratificante, pois o local, mesmo com as dificuldades é espetacular.
Claro, sempre se deve extrair o melhor das situações e deixar o espírito livre e mente aberta para o novo. Justamente a dificuldade proporcionou uma das mais emocionantes experiências de mergulho que já tive. Estávamos em Isla Catalina, no ponto arco-íris, e a água estava com baixíssima visibilidade, menos de 4 metros. Tinha tudo para ser um mergulho frustrante, mas, em certo ponto, nós mergulhadores, éramos 10, fomos surpreendidos pelo canto de uma baleia que ficou nadando muito próxima de nosso grupo. O detalhe é que não a víamos, mas literalmente sentíamos o som que ela emitia. Realmente dava para sentir no corpo as vibrações. Foi uma sensação muito especial e que nunca será esquecida. Ao voltarmos ao barco, o capitão nos informou que ela no rodeou por grande parte do mergulho e que era da espécie Jubarte. Maravilhoso.
Portanto, Playa del Coco é um destino surpreendente de mergulho. Aventure-se.
Fotos: Fevereiro de 2019
Texto: 20 de outubro de 2021
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.