Existem aspectos que são marcantes em determinadas regiões do mundo. Falando de Portugal, por exemplo, é impossível não lembrar o pastel de Belém, fado e… vinho do Porto. Esta interessante e saborosa bebida desperta a curiosidade de quem desembarca no país e logo se entende o sucesso inigualável. Para tanto, algumas cidades são especificamente mais conectadas com o vinho do Porto. Um grande exemplo está em Pinhão.
A chegada em Pinhão já mostra o charme da cidade. Uma ponte de ferro sobre o Rio Douro ajuda no acesso a margem norte. A rua principal guarda a estação da cidade. Por lá estão dispostos azulejos que retratam em desenhos características da vida rural e também a beleza dos vinhedos. Poucos momentos na pequena Pinhão e você já vai entender a principal atração por lá: essa pequena cidade é um dos principais centros de produção do vinho do Porto com a real qualidade portuguesa. As casas produtoras possuem quintas na região, vinhedos ou propriedades vinícolas.
A pequena Pinhão faz parte do Vale do Douro, local de destaque quando o assunto é essa importante bebida. Ali estão os terraços de solo nobre às margens íngremes do rio e clima apropriado. Mas nem sempre foi assim: este local marca o árduo trabalho das famílias mais antigas, que precisaram transformar o solo pobre em algo fértil. O resultado do esforço é visto nos dias de hoje. Locais belos, vivos e férteis. Tanto é o carinho com a terra que muitas propriedades seguem inalteradas em tamanho pela proteção como patrimônio cultural.
Privilegiada pela geografia inigualável, Pinhão é rodeada pelo belo rio, além de olivais e vinícolas.
Conhecer Portugal oferece diversas facetas diferenciadas. Pinhão é prova viva que, mesmo pequena, surpreende na beleza e na importância pelo que existe de mais puro na cultura portuguesa.
Fotos: 2013
Texto: 05 de agosto 2018
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.