O que falar sobre Nova Iorque!? Fácil e complicado ao mesmo tempo. Fácil, pois a cidade habita o imaginário de praticamente todos os habitantes do planeta e difícil, pois um livro seria pouco para tratar de uma das cidades mais multiculturais do mundo.
Mesmo que limitássemos o tema ao turismo, ainda seria possível falar infinitamente, pois a cidade tem opções para todos os públicos. Não importa o que você goste de fazer, em Nova Iorque você terá opções para desfrutar seus prazeres.
A verdade é que conhecer a Big Apple, como é mundialmente conhecida, é uma experiência especial e sensorial. Todos os sentidos são aguçados por lá. Não importa o que você queira comer, nem o horário, certamente encontrará. Os aromas e cheiros da cidade estão presentes e por ai vai, mas o que mais marca, em nossa opinião, é como nos sentimos. Cada esquina traz uma memória diferente. Engraçado falar isso de uma cidade que não se conhece, referindo-nos aos turistas, obviamente, pois as lembranças dos mais diversos filmes que vimos, livros que lemos ou documentários que assistimos está por todo o lado. Ou é possível passar pela ponte do Queens e não se lembrar das cenas do filme Homem-Aranha? Ou ver o Empire State Building sem lembrar de King Kong? Ou qualquer outro que venha a sua memória. O certo que é que a cidade é absolutamente reconhecível a todos.
A segurança em Nova Iorque é levada bem a sério. Uma das coisas que mais chamam a atenção é que são ouvidas sirenes das autoridades públicas constantemente, especialmente na região de Manhattan. Assusta um pouco quem vem de fora, mas é uma rotina da cidade, especialmente após o triste 11 de setembro, e as pessoas acabam se acostumando.
Turistas do mundo todo se misturam aos moradores e formam um grande aglomerado de pessoas que aproveitam o mesmo espaço. Contudo, por mais incrível que possa parecer, isso ocorre de forma ordeira e que permite, mesmo em um centro urbano tão grande, uma convivência aprazível. Claro, não estamos falando do trânsito caótico! Aliás, dentro do possível prefira usar o metrô para longas distâncias, mas não deixe de andar em dos icônicos táxis amarelos da cidade. Um bom conselho é se preparar para caminhar bastante, pois isso garante o ganho de muito tempo além de permitir observar com mais calma o comércio local e suas peculiaridades e excentricidades.
São vários os passeios básicos para fazer por lá e que todos que vão até Nova Iorque devem programar: Estátua da Liberdade, conhecer o Central Park, Times Square, Museu e Memorial do 11 de Setembro, a Ponte do Brooklyn, Empire State, Grand Central Terminal e vários outros. Assim, pense em, no mínimo, 4 dias na cidade para esses destinos e mais 3 para desbravar as peculiaridades locais de acordo com o seu gosto.
Assim é Nova Iorque: uma cidade de superlativos, multiculturas, é o local onde o mundo se encontra e as pessoas se globalizam. Como regra, não há arrependimentos em se conhecer a Big Apple, mas vontade de voltar para descobrir cada vez mais coisas novas e estimulantes.
Fotos: Setembro de 2016
Texto: 12 de maio de 2022
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.