Existe um local no Sul da Alemanha que mais parece um conto de fadas. E não é mera coincidência: o castelo de Neuschwanstein foi o que inspirou o palácio da Cinderela e é considerado um dos principais do país. Além da grandeza e história que encantam a todos os olhares que por lá passam, a localidade ainda é repleta de natureza e encantos especiais.
Neuschwanstein representa a concretização de uma excentricidade do soberano Luis II (Ludwig II), que, entretanto, faleceu antes do fim das obras. O rei bávaro autorizou o início das obras do castelo em 1869, construção que levou 17 anos. O projeto foi do arquiteto Christian Jank. O castelo utiliza cerca de seis mil metros quadrados articulados em quatro andares e numerosas torres. A altura chega a 80 metros.
O castelo está localizado no alto de um rochedo. A caminhada que leva até o castelo de Neuschwanstein é repleta de uma bela e majestosa natureza de árvores, cascatas e colinas. É uma trilha agradável, apesar de cansativa, e que pode ser feita sem pressa e conforme a capacidade física de cada pessoa. Aos que não conseguem subir até o ponto principal do passeio, existem carruagens que levam até o destino.
Observando o palácio de diversos ângulos é que podemos perceber a grandeza da majestosa construção e também da natureza que por lá se apresenta. A partir da área lateral do castelo, temos a vista do enorme morro nevado e com vegetação local. Além disso, chama a atenção nos registros a ponte Marienbrücke que, devido a densa neve, permaneceu fechada durante o período da viagem. Lembrando que as fotografias foram tiradas em abril, ou seja, durante a primavera.
Além de inspirar o clássico palácio da Cinderela, o castelo de Neuschwanstein, também serviu de inspiração para outros cenários de filmes e ilustrações. Um verdadeiro conto de fadas da realidade e no coração da Alemanha. A estrutura do Castelo é formada por calcário cinza em diversos estilos históricos. Uma dica para observar todos os encantos e detalhes arquitetônicos do local é procurar pelos mirantes, que guardam uma vista espetacular de toda a região e também do próprio castelo.
Neuschwanstein ganha destaque no sul da Alemanha e atrai um expressivo número de turistas durante todo o ano.
Na mesma oportunidade, também é possível conhecer o Castelo de Hohenschwangau, que foi a casa de infância do rei Ludwig II da Baviera. Esse castelo serviu-lhe ainda como residência de verão até sua morte em 1886.
O Castelo, construído pelo Rei Maximiliano II, muitas vezes é preterido por Neuschwanstein, muito mais famoso, mas não deixe de reservar um tempo para conhece-lo, pois, além de belíssimo, ainda guarda em sua construção uma rica história a ser descoberta.
Fotos: 2015
Texto: 13 de fevereiro de 2019
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.