Dentre as inúmeras relíquias existentes na Alemanha, uma é imperdível. O Palácio de Linderhof encanta desde a chegada até a contemplação de todos os atrativos disponíveis no local.
Quem busca cultura rica e ao mesmo tempo a modernidade encontra em Munique um grande exemplo. A história se mistura com os aspectos mais modernos e isso deixa a principal metrópole da região sul da Alemanha com um ar único e especial. Além disso, é uma cidade de áreas verdes, polo cervejeiro e de grandes marcas da indústria. Munique encanta na diversidade de atrações em uma típica capital da Baviera.
Durante o século 19, Munique teve um desenvolvimento neoclássico e com forte influência das águas. Por isso, a cidade ficou conhecida historicamente como Atenas do Rio Isar. Além disso, o nome do Rio deriva da palavra céltica Isaria, que significa torrencial. É um importante rio da Baviera, que nos dias de hoje, é ponto de partida para roteiros e locais especiais de Munique.
Pontos turísticos especiais também se encontram às margens do Isar. A encantadora igreja de Sankt Lukas é exemplo. O templo protestante histórico é conhecido pelas belas apresentações de coral. Também por ali está o Müller’sches Volksbad, um verdadeiro templo dos banhos. O prédio de art nouveau e construído entre 1897 e 1901, foi batizado com o nome de quem financiou o projeto. Lá existem diversas piscinas e banhos terapêuticos. A primeira piscina pública da cidade e que, até os dias de hoje, segue como uma das mais bonitas. As instalações também oferecem uma típica sauna romana.
O rio artificial Eisbach proporciona uma “onda eterna”, onde se pode passar um bom tempo observando os surfistas que não perdem a atração. As ondulações chegam a cerca de um metro de altura e é ponto de encontro para os interessados pelo esporte.
Na margem elevada do rio Isar, está o prédio Maximilianeum. Sede do Parlamento da Baviera desde 1949, Maximiliano II construiu o prédio com o objetivo de serventia como escola. As três bandeiras mais importantes da região Baviera, Alemanha e união europeia tremulam em frente ao parlamento Maximilianeum.
Já na área central de Munique, o Neues Rathaus (ou nova prefeitura, em tradução livre) possui uma fachada de quase 100 metros que impressiona a qualquer viajante. A estrutura de estilo neogótico está localizada no coração de Munique, a Marienplatz. Foi erguida entre 1867 e 1908 (1909 em outras fontes de consulta). A fachada está repleta de estátuas, que representam a duques, reis, eleitores da Baviera, santos e demais figuras de crenças medievais. A Neues Rathaus oferece atividades diariamente e em horários variados. A diversão fica por conta da torre do relógio. Todos os dias, o carrilhão toca e cavaleiros mecânicos lutam. Tudo acompanhado com entusiasmo pelo povo ao redor. Sem esquecer as figuras mecânicas que surgem nas janelas.
A partir dali, está outro local de grande representatividade para Munique: a Odeonsplatz. Praça famosa que reúne importantes pontos. A Theatinerkirche foi a primeira igreja barroca da Baviera e chama a atenção pela fachada amarela. E também há o Feldherrnhalle, o templo dos generais com estátuas de leões, dadas de presente pelo Rei Ludwig I como felicitação pelos feitos do exército bávaro. Vale ressaltar que o Odeonsplatz também funciona como um importante centro de compras. Por lá, estão lojas e butiques de luxo.
Um local que merece atenção é o Bayerische Staatskanzlei. Este importante prédio representa o Governo do Estado da Baviera e faz uma combinação perfeita entre o antigo e o moderno, pontos que relembram a história e também a importância para os dias de hoje do que um dia foi Munique.
O Friedensengel é um anjo da paz que abençoa a cidade a partir do alto. A estátua de bronze dourado tem seis metros de altura e está colocada em uma coluna de 38 metros.
Um local histórico e que merece uma visita está localizado fora das áreas mais turísticas de Munique. O Schloss Nymphenburg se trata de um dos mais belos palácios da Europa. O local serviu de morada de verão para a princesa Henriette Adelaide. O nome do castelo se deve a dedicatória a deusa Flora e suas ninfas. O Schloss Nymphenburg cresceu ao redor da casa de campo de estilo italiano. Sem esquecer, claro, os dois pavilhões que foram acrescidos no passar dos anos.
Munique também representa as grandes paixões nacionais – e mundiais: cerveja, futebol e carros potentes. A cultura da cerveja é forte em Munique. Há a tradicional cerveja Paulaner, de sabor diferenciado e apreciada em vários países do mundo. Impossível viajar a Munique e não passar em uma cervejaria. Uma mais famosa é a Hofbräuhaus (também conhecida como HB).
A cultura do futebol é extremamente forte na cidade de Munique. A fantástica Allianz Arena foi construída para a Copa do Mundo de 2006 e hoje é onde joga o Bayern de Munique, importante time alemão. Já para os apaixonados por carros, uma visita ao Museu de BMW é uma obrigatoriedade. Dentro do museu, a temática futurista da construção chama a atenção e cria mais um atrativo. Sem esquecer, é claro, dos inúmeros modelos de carros encontrados, que contemplam dos antigos aos mais novos.
A época da viagem em que as fotografias foram tiradas coincidiu com o período da proliferação e beleza dos morangos. Não precisa entender do cultivo para compreender a qualidade e a beleza do fruto. O tamanho do morango vermelho é outra característica que chama a atenção no cultivo alemão. Assim como muitos outros produtos e serviços oferecidos, tudo é feito com muita qualidade e carinho pelo povo.
Munique é capital da Baviera e tem atmosfera vibrante, belas construções, museus e lojas fazem de Munique o paraíso para os turistas.
Fotos: Abril 2015
Texto: 26 de junho de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.