Portugal não cansa de surpreender com belíssimos locais pra se conhecer. Um dos exemplos está em Batalha, uma vila portuguesa do distrito de Leiria, que nos apresenta o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, ou simplesmente, Mosteiro de Batalha. Um lugar conhecido por ser considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com estilo arquitetônico diferenciado, inúmeras salas e locais para ver, Batalha se torna um passeio essencial pela história que carrega ao longo dos anos e por ser uma verdadeira obra-prima da arquitetura gótica localizada no centro do Portugal.
A fachada surpreende pela arquitetura. De tamanho total imenso, com estruturas em formato de agulha, bancadas e cor predominante em tom homogêneo de calcário, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória é um símbolo da história de Portugal. Este foi erguido em agradecimento pela vitória portuguesa sobre as tropas espanholas em plena Batalha de Aljubarrota, em 1385.
Já nos dias de hoje, o exterior ganhou roupagem envelhecida devido ao passar dos anos e ainda mostra a mesma imponência dos tempos antigos. Detalhe para a porta principal, que exibe imagens de Cristo, apóstolos, anjos, santos e o brasão de Dom João I.
Já no interior do Mosteiro de Batalha, uma das primeiras paradas fica por conta da Capela do Fundador. É por lá que estão enterrados Dom João I e a esposa, Filipina de Lancastre, além dos quatro filhos. O local é logo percebido devido a uma cúpula octogonal o encobre, sendo os túmulos enfeitados com uma imagem que representa o casal de mãos dadas.
A obra-prima da arquitetura gótica e que conta com elementos que podem ser observados em muitos detalhes tanto no exterior quanto no interior. O Mosteiro de Batalha é um grande marco na história de Portugal.
Fotos: 2013
Texto: 30 de janeiro de 2019
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.