Montevidéu

Belíssima capital Uruguaia

4 visualizações

Conheça também

Uma cidade hospitaleira, de funcionamento tranquilo e que ganha destaque pela segurança nas ruas, a capital do Uruguai transborda um astral único e em um ritmo próprio. Tantas características positivas podem ser justificadas pela satisfação da população em viver por lá. Montevidéu é a cidade latino-americana com a maior qualidade de vida, segundo um ranking elaborado anualmente pela Mercer, uma consultoria global de recursos humanos. Tudo isso faz surgir uma cidade satisfeita consigo mesma e bastante aberta a chegada de turistas que queiram conhecer o melhor da cultura uruguaia.

Um grande detalhe de Montevidéu é que se pode circular em caminhadas por quase toda a cidade. Um roteiro rico em história e saudação a pátria é o que oferece Montevidéu. Um grande exemplo fica por conta da Plaza Independencia, uma das maiores e mais famosa da cidade. Ganha destaque no centro o grande monumento equestre de 17 metros de altura e 30 toneladas do herói da independência, o General José Gervasio Artigas, marcando seu mausoléu.

Ainda na Plaza Independencia, o entorno possui hotéis e lojas interessantes de se conhecer. O ponto alto da paisagem fica por conta de pontos turísticos famosos, como a Torre Executiva, sede do poder executivo, o Palacio Estévez e o Palácio Salvo. Este último tem a torre mais emblemática da cidade, abriga um famoso café e uma livraria onde se encontra todos os jornais do mundo. Ali próximo está o Teatro Solís em um elegante prédio que abriga a cultura uruguaia como destaque do país. Por ali se apresentam artistas nacionais e internacionais de renome e diferentes formas de arte.

O passeio pela praça é bastante interessante para se entender o movimento da cidade, o circular dos moradores e como funciona Montevidéu. Além disso, também vale parar se encantar. Afinal, ela também oferece áreas de plantas e flores belas, como mostra a fotografia feita na época da viagem. A Plaza Independencia também conta com um grande marco no entorno. Localizada entre a Cidade Velha e a área central, o que delimita essa divisa é outro ponto turístico histórico: a Puerta de La Cuidadela. No passado, foi erguida para proteger a então colônia espanhola de ataques que estrangeiros pudessem efetuar a partir do Rio da Prata, com as obras sendo iniciadas no início da década de 1740. Hoje, o que se pode observar da estrutura original são as pedras da base, as laterais e o centro da porta.

A partir deste ponto, você consegue encontrar muitos pontos turísticos interessantes, seguindo pela famosa calle Peatonal Sarandí. Vale observar o ritmo da cidade a partir deste local, além de também visitar museus galerias de arte, restaurantes e joalheria que se misturam a feiras de artesanato, músicos ambulantes e estátuas vivas. Uma das primeiras paradas obrigatórias é na Plaza de La Constituicion (ou Matriz), que foi o primeiro espaço público da cidade e também palco do juramento da primeira Constituição uruguaia, em 18 de julho de 1830. Por lá também se encontra a Catedral Metropolitana de Montevidéu, ou Igreja Matriz. É o edifício mais importante do período colonial, localizada numa rua estreita.

Perto dali está um espaço que guarda exposições belas. É o Museu de Artes Decorativas Palácio Taranco. Um local icônico da cidade e muito querido entre os uruguaios. Por lá, pode-se conhecer acervos do mundo todo, em exposições temporárias. Vale também observar a beleza do interior do prédio, com dormitórios completos, e também a fachada. Próximo, está uma das praças mais elegantes da cidade: a Plaza Zabala. Com estilo francês, vale sentar e acompanhar um pouco da vida uruguaia que acontece ao redor.

Não muito distante, está o Mercado del Puerto, um dos pontos de maior destaque da cidade e parada obrigatória em Montevidéu. Ali está, há mais de um século, o maior centro gastronômico do Uruguai. O prédio centenário, em outros tempos serviu como depósito de mercadorias portuárias. Hoje, é local para experimentar o melhor da culinária uruguaia. O maior destaque fica por conta da parrilla, que enche os olhos já no primeiro passeio pelo interior do mercado. E não para por aí: os pescados (peixes) também possuem seu lugar de honra. Ambos são muito saborosos, deliciosos e nos ajudam a entender a essência de Montevidéu. Ah, para acompanhar tantas delícias especiais, a dica é optar pelo vinho de uvas famosas do Uruguai, as do tipo tannat. Certamente fará a diferença na sua experiência!

A história de Montevidéu possui diversos detalhes que contam como a cidade se desenvolveu e os meios utilizados para isso. Já nos dias de hoje, podemos conhecer pontos interessantes da cidade, que nos ajudam a voltar no tempo e entender o desenvolvimento dessa capital tão bela. Um primeiro detalhe fica por conta da liberdade de comércio direto com as cidades espanholas que Montevidéu manteve no século XVIII. Isso estimulou o crescimento do local, já que a cidade era o centro de exportação dos produtos de pecuária da região, em constantes trocas comerciais com Buenos Aires. Existe um ponto que ajuda a entender essa faceta: o Porto!

Mesmo anos depois e em funcionamento, o Porto de Montevidéu conta com uma posição geográfica privilegiada, sendo esta a rota principal de movimentação de cargas do Mercosul. O porto de Montevidéu é um centro logístico muito competitivo e que opera em regime de “porto livre”, com flexibilidade ao manejo de cargas e grandes perspectivas de negócio. Vale uma visita para conhecer esse local grandioso, além de observar de perto o belo prédio do controle portuário que chama atenção pelo destaque na paisagem.

Montevidéu possui em sua trajetória muita luta para se firmar como uma cidade independente, com poder político e comercial desde longa data. Tanto esforço não poderia deixar de ser homenageado até os dias de hoje. Basta um rápido passeio pela cidade para encontrar muitos pontos turísticos que exaltam esses importantes anos. O Obelisco faz mais do que marcar o final da avenida 18 de Julio e o início do Parque José Battle e Ordoñez. Representa momentos históricos da vida uruguaia, como uma homenagem aos constituintes de 1830 e ainda foi palco da reunião de meio milhão de uruguaios que exigiam eleições diretas (1983). Além isso, por lá também estão três estátuas que representam a Força, a Lei e a Liberdade.

Detalhe marcante na história de Montevidéu foi a passagem do Papa João Paulo II pela cidade. Tamanho foi o carinho dos uruguaios pelo pontífice que esse momento especial ganhou um espaço para relembrar e marcar na história. Localizada em uma avenida central, a Bulevar General Artigas, o Monumento a João Paulo II junta a representação de uma cruz gigantesca com a imagem do Papa a frente. A visita do Papa rende orgulho ao Uruguai até hoje. Momentos especiais e que marcam a história do país. Nessa mesma linha, não poderíamos deixar de lembrar as conquistas do Uruguai no futebol, assim como no famoso Estádio Centenário.

Declarado pela FIFA monumento histórico ao futebol mundial, vale relembrar que o Estádio Centenário foi o primeiro estádio do mundo construído especialmente para a Copa do Mundo, a de 1930. Com capacidade para abrigar mais de 76 mil torcedores, é ali naquele campo que a Seleção do Uruguai joga normalmente. Neste estádio já aconteceram dez jogos do Mundial, sendo um deles o mais emblemático: final contra a Argentina e que foi vencida pelo Uruguai! Os clubes de futebol como Peñarol e Nacional também utilizam o campo do Centenário.

Montevidéu é uma cidade grande e que oferece muitos atrativos diversos. Pontos interessantes que mesclam os detalhes antigos da capital com a modernidade de prédios e construções importantes. Grande exemplo dessa mistura que dá certo fica por conta da Torre de Telecomunicações da Antel e o Palácio Legislativo. O primeiro apresenta uma estrutura espigada e vertical de 25 andares acristalados. Este é um dos edifícios mais modernos e emblemáticos de Montevidéu. O projeto é de Carlos Ott. Cerca de um quilômetro de distância da Torre de Telecomunicações da Antel está o Palácio Legislativo. Logo que chegamos, algo chama a atenção: a grandiosidade do prédio é tanta que esse ocupa uma grande quadra inteira. Ao redor, está uma área verde com esculturas que se confunde com o ritmo da cidade.

Tantas andanças por essa rica capital também exige momentos de mais calma e contemplação. Para isso, Montevidéu também oferece refúgios para descanso. Sejam áreas de parque, arborizadas em meio a cidade ou pontos turísticos importantes, o que não faltam são locais de pura beleza e que valem o passeio. O Jardim Japonês, por exemplo, que foi presente do Japão em comemoração aos 80 anos de parceria diplomática com o Uruguai, representa a harmonia e paz de duas nações. Vale passear livremente, percorrer as pontes características, estradinhas estreitas, assim como também sentar e contemplar cada detalhe que logo nos remete a cultura japonesa. Quer mais uma opção? Então não perca de conhecer o Parque Rodó. Este é o mais emblemático parque de Montevidéu. Um lago central, um castelo com atividades para as crianças, um museu com belas obras de arte e a feira de artesanato aos domingos fazem do Parque Rodó um interessante passeio.

Alguns refúgios também se encontram aos arredores da cidade. Após percorrer Montevidéu com muita facilidade a pé, vale pegar o carro ou um taxi para chegar até um ponto impressionante pela beleza atípica. O Santuário del Cerrito de la Victoria (também conhecido como Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus) é o templo mais alto de Montevidéu e tem a arquitetura semelhante à Basília de Sacré Cœur, em Paris. Mas, o que mais chama a atenção logo de longe é a cor alaranjada que se apresenta na fachada da construção, que fica ainda mais impressionante em um belo dia de sol. O Santuário del Cerrito de la Victoria foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975.

A partir de um prédio de grande representação para a cidade, você pode observar a capital uruguaia de um ângulo diferenciado. A Intendência de Montevidéu é a residência da prefeitura, que oferece como atrativo gratuito a mirante a partir do topo do prédio. De lá, é possível contemplar boa parte da cidade.

Como visitar Montevidéu e não conhecer as famosas Ramblas? A beleza é ímpar! É muito interessante desfrutar da vista ou até de um banho no Rio da prata, algo feito por uruguaios e turistas. Não deixe ainda de contemplar o belíssimo pôr do sol que diariamente presenteia a cidade e resplandece nas águas do rio.

Basta passear por Montevidéu para entender a relação de qualidade que os moradores possuem com a cidade. Detalhes tão pequenos que fazem toda a diferença no comportamento e funcionamento da metrópole. Com uma rica cultura em diferentes setores, a capital uruguaia esbanja civilização. Essa é Montevidéu, uma cidade surpreendente e que nos ensina muito sobre como agir e viver bem em sociedade!

Fotos: Fecereiro de 2013

Texto: 15 de março de 2019

Compartilhe:

Conheça também

Direitos Autorais

As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.

Preencha o formulário abaixo, nós entraremos em contato