Conhecida na Venezuela como a Pérola do Caribe, Isla Margarita é realmente uma joia caribenha. Diferentemente do que se possa imaginar, não se trata de uma pequena ilha, muito pelo contrário, possui 1.071 Km2 e é caracterizada pela presença de dois maciços montanhosos unidos por um istmo de baixíssimo relevo. Isla Margarita possui grande faixa de areia e, com isso, belíssimas praias a serem exploradas.
A história nos conta que o seu descobrimento ocorreu por Cristóvão Colombo em 1498, e, nessa mesma viagem, o desbravador chegou ao continente, no que hoje se conhece por Venezuela. Na oportunidade, Colombo batizou a ilha de La Asunción, devido ao descobrimento no dia da santa que leva esse nome. Contudo, em 1499, a ilha fora rebatizada por Pedro Alonso Niño e Cristóbal Guerra para seu atual nome devido à quantidade de pérolas encontradas por lá. Há, entretanto, outra possível explicação para o nome, que seria uma homenagem à Rainha Margarita da Áustria.
Entretanto, uma coisa é inegável, a experiência ao conhecer a ilha é única. Há belas pousadas e hotéis e muitas praias a se visitar. Há praias que são bastante movimentadas por turistas e outras principalmente por moradores, especialmente pescadores, que são numerosos na região.
Uma das fotos registra o momento em que um barco chega do mar e é recebido com festa pela comunidade. Crianças e adultos ajudam a descarregar os peixes trazidos para garantir o sustento de todos. Realmente, uma experiência muito interessante.
Há ainda a presença marcante do regime político escolhido pela nação, pois são avistadas as chamadas comunas, que são comunidades organizadas para os moradores, que na são poucos, vez que a população total da ilha estimada pelo governo em 2016 era de 400 mil pessoas.
A vegetação reflete o clima que é semiárido e compõe a belíssima paisagem da ilha. São muitas as praias e todas de beleza singular.
Isla Margarita é um lugar cheio de história e beleza natural que encantam e bem representam a imagem que temos das paradisíacas praias caribenhas.
Fotos: 2012
Texto: 03 de novembro de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.