Guimarães

Aqui nasceu Portugal

4 visualizações

Conheça também

O slogan “Aqui nasceu Portugal” marca um ponto turístico de Guimarães e também as grandes facetas históricas da cidade. Alguns fatos fazem dessa cidade um gigante de Portugal: é patrimônio histórico da Unesco, primeira capital do país e também berço do primeiro rei português. Tudo isso faz com que Guimarães ocupe um bom espaço no patriotismo da nação e que seja merecedora de um passeio por quem desembarca por Portugal.

Num passeio por Guimarães, nota-se as características que fazem da cidade tão única. O centro tem praças tranquilas, ligadas por arcadas e ruas de pedra. Os edifícios também ganham atenção, já que a grande maioria é pintada nas cores em tom de bege. A parte Sul tem amplas avenidas e jardins fantásticos. Já o imponente Castelo de Guimarães fica ao norte, sendo ele de grande importância histórica para Portugal, pois está no brasão português e tornou-se uma figura inconfundível a nação. Este castelo é de grande importância, pois em outros tempos foi responsável por deter ataques dos mouros e normandos no século 10. Além disso, também foi onde nasceu o primeiro rei português, Afonso Henriques.

Já na maioridade, em 1139, o rei Afonso Henriques estava no poder e intitulou Guimarães como capital do país. O bom gosto de dom Afonso pode ser observado no acervo reunido no Paço dos Duques. Construído no século 15, com estilo borgonhês e resultado das viagens de Afonso pela Europa. Tudo foi planejado, construído e decorado segundo tudo o que ele viu e encontrou nas expedições. Hoje, podemos observar tudo isso no pequeno museu que está ativo no Paço dos Duques. Tapetes persas, tapeçaria flamenga e quadros nos levam de volta a tais tempos.

Também famoso em Guimarães, o Largo da Oliveira é imperdível. Atente especialmente para a Igreja de Nossa Senhora de Oliveira, que ganhou este nome devido a uma antiga Oliveira, plantada para fornecer o óleo necessário às lamparinas da igreja. O que fez desta árvore famosa é que ela morreu e voltou a vida anos mais tarde, onde muitos acreditam ter sido milagre de uma cruz pendurada em um dos galhos.

Outros destaques de Guimarães ficam por conta do Museu Alberto Sampaio, Capela de São Miguel, a Igreja de São Francisco e o Museu Arqueológico Martins Sarmento.

Passear por Guimarães é como voltar a Idade Média. Esta pequena cidade do Norte de Portugal e pertencente à região do Minho, possui elementos que nos teletransportam pra outros tempos. Com ruas com calçada de pedra, estreitas, casas antigas, estátuas e um castelo grandioso mostram a riqueza desta primeira capital portuguesa.

Fotos: 2013

Texto: 12/12/2018

Compartilhe:

Conheça também

Direitos Autorais

As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.

Preencha o formulário abaixo, nós entraremos em contato