Fernando de Noronha é simplesmente um sonho. Um local mágico e maravilhoso, abençoado em todos os sentidos. A natureza é exuberante e se mostra em sua plenitude nessa ilha encantada. Na verdade, arquipélago, para ser correto, mas em alguns momentos, por licença poética, usaremos a designação ilha, pois assim é conhecida por quase todos os brasileiros e visitantes.
Na ilha principal, há aeroporto, portanto, o acesso é muito fácil. Depende apenas do pagamento de algumas taxas, que não são baratas, mas, teoricamente, são aplicadas na conservação do local. Trata-se de um voo curto, aproximadamente uma hora saindo de Recife, pois a distância do continente é de 545 quilômetros, mas também é possível o acesso por mar, obviamente.
O arquipélago, por sua localização geográfica, foi um dos primeiros a ser descoberto no novo mundo. Na verdade, em 1500 foi registrado em carta náutica pelo espanhol Juan de La Cosa. Já em 1503 foi descoberta propriamente dito, por Américo Vespúcio (a quem, por homenagem, o novo mundo foi designado Continente Americano). Por falar em usar o nome para homenagem, a descoberta se deu na expedição financiada por Fernão de Loronha, que em 1504, recebeu o arquipélago como a primeira Capitania Hereditária do Brasil. Aqui, o leitor atento, já percebeu a origem da atual designação.
As praias mais bonitas do Brasil estão lá e as imagens desse álbum falam por si. Só quem conhece sabe a grandiosidade do local. Isso, contudo, atenta para um outro aspecto: conservação. Pede-se a todos que tem o privilégio de conhecer a ilha: não jogue lixo, respeite todas as regras, seja um ser humano melhor e saiba que essa beleza natural é muito maior do que qualquer um de nós e, portanto, não temos o direito de macular esse paraíso.
As opções de divertimento são muitas: passeios de barco, bons restaurantes, praias paradisíacas, mergulho e muitos outros. Ou, se a opções e sentar, relaxar e aproveitar a natureza, não há lugar melhor.
Por qualquer motivo, conhecer Fernando de Noronha é uma experiência inigualável. Se tiveres a oportunidade, vá, mas sempre com a noção de preservação em alta atenção.
Fotos: 2012, 2015, 2016 e 2019
Texto: 26 de março de 2021
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.