Colônia

Uma das cidades mais antigas da Alemanha

14 visualizações

Conheça também

A cidade de Colônia – ou Köln, em alemão – está localizada no Oeste da Alemanha, no estado da Renânia do Norte-Vestfália. A metrópole é conhecida pelo encantador centro antigo e pela famosa catedral gótica, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Colônia é uma das cidades mais antigas da Alemanha. Foi originalmente fundada pelos romanos e conhecida historicamente como Colonia Agrippina. Nos dias de hoje, encanta por suas particularidades e garante bons motivos para uma visita.

O ponto mais famoso da cidade é a Catedral de Colônia – ou Kölner Dom. Ela possui a construção gótica mais conhecida da Alemanha. Tem destaque pela arquitetura complexa, esplendor, tamanho e tempo de construção. A pedra de fundação da Catedral de Colônia data de 15 de agosto 1248. A construção foi gradual e durou até 1520. A obra seguiu inacabada até o século 19 e somente em 1880 é que a Catedral foi concluída conforme o projeto gótico.

No interior da Catedral de Colônia, o presbitério, as capelas e a galeria exibem os vitrais góticos do início do século 14. Os pontos altos de visitação ficam por conta das cadeiras de coro, o Santuário dos Três Reis e o Altar dos Magos. Devido ao tamanho que impressiona, a Catedral de Colônia pode ser vista de diversos pontos da cidade. Ela marca pela grandeza e coloração escura. A delicadeza fica pelo estilo gótico visto em todos os detalhe. Os pináculos com decoração elaborada adornam o topo dos pilares. Pontudos, chamam a atenção pela forma. Os arcos semicirculares transferem o peso para os contrafortes, que sustentam todo o peso da Catedral.

O tesouro da Catedral de Colônia fica por conta da grande coleção de objetos de ouro, vestimentas e livros litúrgicos com ornamentação refinada. Outro detalhe interessante fica por conta dos Três Reis Magos, quando já venerados como santos, que tiveram os restos mortais transferidos para a Catedral de Colônia. A urna em ouro guarda esse material. Além disso, o Santuário dos Três Reis possui as relíquias de Baltazar, Melchior e Gaspar. Além de marco principal da cidade, todos esses atrativos não poderiam gerar algo diferente: a Catedral de Colônia é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Também ganha destaque na cidade a igreja St Martin. Ela foi fundada pela ordem dos beneditinos no século 12.

Em outro ponto da belíssima Colônia está a prefeitura, a Rathaus. Esta passou por diversas modificações até possuir por definitivo a forma que chama a atenção nos dias de hoje. A torre foi acrescida no período entre 1407-14.

Colônia também possui outras particularidades como a ponte Hohenzollernbrücke, lotadas de cadeados dos casais apaixonados.

Outro destaque interessante é a Água de Colônia, que foi inventada na cidade e pode ser encontrada nas lendárias lojas Farina Haus e 4711 Haus.

A cidade de Colônia é banhada pelo Rio Reno, assim como o restante da região alemã da Renânia do Norte. Na Idade Média, a maior parte das relações comerciais pelo rio era comandada pelos bispos de Colônia. Essas atividades trouxeram prosperidade às cidades da Renânia do Norte. Nos dias de hoje, o local é conhecido pela intensa atividade e herança cultural. Basta observar a quantidade de museus, edifícios históricos, feiras e galerias de artes que podem ser visitados. Colônia também abriga as sedes de importantes editoras de livros, jornais, emissores de rádio e televisão.

É bem verdade que Colônia tem seus encantos em todas as estações do ano, mas, com o início da primavera, a cidade começa a florescer lindamente, como provam os registros fotográficos. Pelo encanto das flores junto de todo o legado que Colônia carrega, não deixe de visitar essa cidade alemã encantadora.

Fotos: Abril 2015

Texto: 28 de janeiro de 2019

Compartilhe:

Conheça também

Direitos Autorais

As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.

Preencha o formulário abaixo, nós entraremos em contato