Castelo de Almourol

Uma joia Portuguesa

2 visualizações

Conheça também

Portugal guarda verdadeiras joias, que ganham destaque pela história, arquitetura e representatividade para o país. Um belo exemplo está no Castelo de Almourol. Enigmático pela divergência de histórias, está nas principais rotas turísticas pelo país e merece atenção especial. A pequena ilhota que se ergue no meio do famoso Rio Tejo está localizada ao Norte de Lisboa, capital lusitana, e somente pode ser acessada após um gostoso passeio de barco até o destino. O Castelo de Almourol parece ter saído dos contos de fada e, não por menos, ganha destaque histórico em Portugal.

O acesso até o Castelo de Almourol acontece de barco, saído de uma pequena cidade costeira. O encanto do passeio começa por aí: a arquitetura das construções da localidade chama a atenção pela maneira típica em que se dispõem pela região e montam a identidade do país.

A localidade que dá acesso ao Castelo de Almourol está repleta de casas e edificações bastante típicas e que merecem ser contempladas para se entender o estilo português de arquitetura. O passeio de barco pelo Rio Tejo permite conhecer a geografia do local e logo conhecer o Castelo de Almourol. Um passeio confortável e bastante agradável para se realizar.

Tratando-se de história, este enigmático castelo guarda diferentes versões de explicações para seu surgimento e importância para o país. Uma delas defende que o local foi fortificado no período pré-romano, sendo este utilizado pelos mouros. Documentos mostram que o castelo pode ter sido construído em 1129. Já em outra versão da história, a construção data de 1171, sendo esta responsável pelo Mestre dos Templários do Tomar, Gualdin Pais. Este fez uso de um estilo arquitetônico inédito e diferenciado para o padrão do país em tal época. O Castelo de Almourol carrega importância histórica, mesmo que estas se confundam. Esta localidade nunca foi cenário de conflito ou guerra, mas ganhou as páginas de um famoso livro escrito por Francisco de Morais, intitulado Palmeirim de Inglaterra.

O Castelo de Almourol é rodeado por muros duplos, como uma alta praça-forte. Ao todo, 85 degraus levam você até o ponto mais alto e também onde se encontra o Castelo. Nove pequenas torres formam o entorno da importante construção, sendo que estas podem ser observadas de longe e integram a vista de todo o Castelo de Almourol. Um achado no coração do Rio Tejo, este ponto turístico ganha destaque em Portugal e atrai aos olhares pela importância histórica e construção tão bela. O Castelo de Almourol é, sem dúvida, uma joia portuguesa!

Fotos: Abril de 2013

Texto: 07 de janeiro de 2019

Compartilhe:

Conheça também

Direitos Autorais

As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.

Preencha o formulário abaixo, nós entraremos em contato