Araputanga é aquela cidade que sabe ser agradável aos moradores e acolhedora aos visitantes que passam por ela. Localizada no Mato Grosso, é dona de belezas naturais e passeios sossegados. O nome da localidade tem um significado nobre e a história rica anterior nos ajuda a entender o motivo.
O desenvolvimento de Araputanga está fortemente ligado a Nélson da Costa Marques. Foi ele que viu desde o começo o potencial da região. Entre 1953 a 1955, pisou nas terras pela primeira vez e logo as delimitou entre os rios Jairu e Cabaçal. Alguns anos mais tarde, um grupo de coreanos e japoneses se instalou na área com a compra de terras para desenvolver uma colonização modelo e que logo ganhou um nome, Ituinópolis. O projeto não se desenvolveu como o esperado. Foi então que Nélson deu início a um loteamento ao redor daquela localidade e uma tradicional família moradora fez a troca do nome para Paixão, uma forma de eternizar o sentimento de todos pelo solo e madeira da região.
Uma das características da cidade em sua origem é a presença de mogno em grande quantidade, o que Nélson logo percebeu. A madeira avermelhada pertence a um tipo especial de árvore. Na denominação, “Mogno” e “Araputanga” tem o mesmo significado. Foi, então, que surgiu o último e definitivo nome da cidade. Esse tipo de vegetação está presente desde a América Central até o Centro Oeste Brasileiro. Como foram muito utilizadas na confecção de móveis e também desmatadas para o desenvolvimento da pecuária, a espécie passa por um processo de extinção. Nos dias de hoje, apenas algumas dessas árvores podem ser observadas na entrada da cidade.
Próxima delas está a imagem de Nossa Senhora Do Rosário De Fátima. A devoção pela santa também acontece na principal paróquia da cidade, a Igreja Matriz Nossa Senhora Do Rosário De Fátima, também conhecida como Igreja Matriz de Araputanga, que chama atenção pela arquitetura diferenciada da fachada.
Araputanga também oferece locais de descanso e tranquilidade para um passeio agradável em meio às belas flores e vegetação. O Lago Azul é o principal da cidade e é onde a população se reúne com familiares e amigos para uma caminhada ou descanso.
Este é um ponto diferenciado de contemplação devido às modificações que acontecem durante as principais épocas do ano. Durante a temporada das chuvas no Mato Grosso, por exemplo, essas águas se apresentam mais ‘mexidas’, dando um aspecto mais ‘barrento’. Isso acontece nos meses finais do ano e faz com que a paisagem se modifique, mas nada faz perder a essência da beleza do lugar. Esse visual junto do pôr do sol como moldura é um passeio muito interessante.
Por fim, não é demais referir que atualmente, a cidade se mostra próspera e tem forte produção de gado e leite como atividades econômicas principais.
Fotos: dezembro de 2014 e setembro de 2019
Texto: 03 de junho de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.