Quando o assunto é Mato Grosso logo se pensa em natureza, turismo de aventura e caminhadas. Todas essas são características fortes da região. Porém, a capital também é ponto de parada com atrações interessantes. Cuiabá conta com uma localização privilegiada: está numa planície baixa e colada na famosa Chapada dos Guimarães. Conhecida como cidade verde e um dos pontos mais quente do Brasil.
A história de Cuiabá é preciosa. A cidade foi fundada em 8 de abril de 1719 por Pascoal Moreira Cabral, um bandeirante paulista que, ao encontrar ouro na região, fixou morada. Anos mais tarde, em 1818, Cuiabá foi registrada como cidade oficialmente e também se tornou capital da província de Mato Grosso. Nessa época, belos edifícios e igrejas requintadas embelezavam as ruas da cidade.
A Catedral Metropolitana Basílica do Senhor Bom Jesus é um ponto importante e belo de Cuiabá. Vale lembrar que existem diversas igrejas e templos religiosos especiais espalhados pela cidade. Ganham destaque também a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho e a Igreja Nossa Senhora Maria Auxiliadora. Em referência a outras formas religiosas de devoção, também há na cidade a Mesquita Muçulmana de Cuiabá. Ela está localizada em um ponto especial, no Morro da Luz, coração do Bairro Bandeirantes. O local é belo, tanto a fachada quanto o interior. A torre principal, que chama atenção de diversos pontos da cidade, foi encomendada da Arábia Saudita e hoje embeleza o local de fé e devoção.
Cuiabá também se preocupa em relembrar os seus melhores tempos. Prova disso está no Museu do Rio Cuiabá, que visa preservar a memória das imediações do porto e demais municípios que estão às beiras do tão importante Rio Cuiabá para a região. Anteriormente, o Museu do Rio Cuiabá era o Mercado do Peixe, que teve construção em 1899 e depois de 100 anos de história, passou a abrigar a história e cultura da localidade com o museu. Próximo desse ponto está o Cenário da Orla do Porto. Uma obra especial de decoração e montagem que relembra os casarões antigos que se localizavam na região. Com 1.350 metros, o local é muito belo, chama atenção pelas cores.
Uma característica que poucos conhecem de Cuiabá é que a cidade está localizada em um ponto privilegiado: marca a parte mais central da América do Sul, o que explica a característica de ser um Centro Geodésico. O ponto foi determinado tempos antes por Marechal Rondon, que foi quem estudou e delimitou as cartas geográficas de Mato Grosso. Para que esse se tornasse um marco especial, foi construído um enorme obelisco no centro da Praça Pascoal Moreira Cabral. Por lá também está a sede do Poder Legislativo Municipal.
Dois pontos da cidade servem como homenagem e lembrança do que um dia foi Cuiabá e também o significado da cultura da região. A Casa do Artesão é local de se admirar as tradições mato-grossenses. É que por lá funciona um Museu do Artesanato com artes caboclas e história indígena. Próximo está uma fachada que chama atenção: a do Sesc Arsenal. Um local belo, com um pátio amplo e que também é endereço de eventos e exposições especiais por curtos períodos.
O Rio Cuiabá é parada obrigatória, especialmente no pôr do sol. Quem o vê passando calmo e lento não imagina sua importância, mas o rio tem história e trajetória longa. Em outros tempos, tinha como característica principal a ligação entre o Mato Grosso com o centro-sul do Brasil. Este era percurso de transporte, comunicação e também produção de energia através do azeite de peixe que era retirado pelas comunidades ribeirinhas para se transformar em iluminação. O Rio Cuiabá é muito especial para o Mato Grosso.
Existe outro ponto de descanso e contemplação além do Rio Cuiabá. Não se pode deixar de conhecer o Parque das Águas. Muitas opções de atrações são oferecidas por lá para crianças e adultos de diferentes idades. São 270 mil m² de área total, onde podem ser aproveitadas pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e uma cascata muito especial. Ali estão as águas iluminadas que formam um túnel de água muito belo. Um show pode ser aproveitado nesse ponto, todos os dias.
Cuiabá ganhou um destaque maior no ano de 2014 devido a Copa do Mundo. Turistas brasileiros e estrangeiros desembarcaram na cidade com um único destino: a Arena Pantanal. O estádio de futebol, que ganha a característica de ser uma arena multiuso dentro dos padrões FIFA, foi inaugurada em 2014 e conta com capacidade de cerca de 44 mil pessoas. Vale uma visita para contemplar a bela fachada, que ganha atenção pela diferenciação arquitetônica, e o interior que também merece um passeio.
Em 2019, Cuiabá completou 300 anos de história. Trajetória essa marcada por muitos pontos importantes e que foram responsáveis pelo que hoje aproveitamos na cidade: um belo local, com povo hospitaleiro e com orgulho de sua cultura.
Fotos: 2008, 2015 e 2018
Texto: 02 de agosto de 2019
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.