Pelo fato de estar localizada na região serrana do Rio de Janeiro, Petrópolis possui atrativos naturais que bem representam a localidade. A densa natureza e os belos morros emolduram a paisagem do município. Sem esquecer o legado histórico de Petrópolis, que certamente é rico.
Um dos belos destaques da cidade, que, aliás, tem esse nome em homenagem a Dom Pedro, está na exuberante natureza. O verde da vegetação e o colorido das flores tomam conta do local, o que pode ser observado também a partir do Mirante do Cristo. Esse ponto turístico se encontra logo na chegada a Petrópolis e garante uma bela observação dos encantos naturais do histórico local.
Já dentro da cidade e em frente ao Palácio Quitandinha, podemos observar aquela que é uma das características curiosas e principais da região. Assim como em Minas Gerais e no Espírito Santo, o Rio de Janeiro também possui morros gigantescos formados basicamente por rochas. Contudo, não deixe de observar o Palácio Quitandinha em si, o belo prédio é um daqueles locais históricos e de importância até os dias de hoje. Ele foi inaugurado em 1944 com o objetivo de ser o maior hotel-cassino da América do Sul, mas, em 1946, o então presidente Dutra proibiu o jogo no Brasil, impedindo a continuidade desse sonho. Porém o local não perdeu sua imponência e se manteve como hotel.
Em outra localidade, está o Palácio Imperial. Ele foi construído entre 1845 e 1862 e funcionou como residência de verão de Dom Pedro II, até a Proclamação da República em 1889. O prédio em estilo neoclássico funcionou como escola e passou a exercer a função de museu a partir de decreto do presidente Vargas, em 1940, e inaugurado como tal em 1943. A bela fachada e o jardim do Palácio Imperial encantam pela perfeição até os dias de hoje. Vale destacar que, atualmente, o museu guarda muitos dos objetos valiosos utilizados pelos antigos habitantes da casa.
A Catedral de São Pedro de Alcântara é um dos pontos turísticos imperdíveis de Petrópolis. A pedra fundamental lançada por dom Pedro II, em 1884 e o estilo arquitetônico do prédio é franco-gótico. No interior da Catedral de São Pedro de Alcântara, na Capela Imperial, estão os restos mortais do imperador dom Pedro II, da princesa dona Teresa Cristina e outras figuras históricas importantes, como a Princesa Isabel e Conde D’Eu.
A Casa da Ipiranga ou Mansão de Tavares Guerra possui um nome ainda mais característico. A residência é conhecida popularmente entre os turistas como a Casa dos Sete Erros. Basta observar sua fachada por alguns minutos e logo se percebe a razão desse nome diferenciado. O que mais parece ser igual guarda, na verdade, alguns “erros”: note especialmente as janelas e os telhados.
Seguindo pelos principais pontos da cidade, não deixe de conhecer o Palácio de Cristal. Trata-se na verdade de uma estrutura de ferro fundido, inaugurado em 1884 e que tem uma história muito peculiar, pois foi ali que foram libertados os últimos escravos de Petrópolis, em abril de 1888, com a presença de ninguém menos que a Princesa Isabel, a mesma que assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no Brasil. Também não esqueça de passar pela antiga fábrica de cerveja da Bohemia, que funciona desde 1853 e ainda serve a bebida aos visitantes.
O Trono de Fátima é um monumento construído por Heitor da Silva Costa, o mesmo artista que projetou o famoso Cristo Redentor sediado no Rio de Janeiro. A obra de arte possui um total de 14 metros de altura. A cúpula colorida se apoia em sete colunas, que representam os dons do Espírito Santo. Outro destaque fica por conta da belíssima vista que se tem de Petrópolis a partir do Trono de Fátima.
A cidade possuía ainda um morador ilustre. Santos Dumont, o pai da aviação, que residiu em um chalé alpino, conhecido como “A encantada”. Atualmente, o local funciona como um museu, onde podemos observar a coleção pessoal do inventor.
Quanta história guarda o Brasil! Petrópolis é uma cidade serrana, linda, e de vital importância histórica para o país.
Fotos: 2015
Texto: 28 de outubro de 2020
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.