Uma igreja grandiosa, localizada em uma cidade pequena e que atrai os olhares do mundo todo. Este é o sentimento de quem passa pela imponente Igreja de Wieskirche (ou simplesmente Wies), localizada em Steingaden. Entre os atrativos naturais que chamam a atenção na região, o destaque está para Wieskirche e sua história e uma interessante lenda que segue viva até os dias de hoje.
Patrimônio Mundial da UNESCO, a igreja Wieskirche está localizada a 22 quilômetros de Füssen, no sudoeste da Baviera. A imponência da fachada da Wieskirche, que forma uma imagem inesquecível junto com neve da estação, guarda uma história importante. Contam que dois monges construíram uma estátua de Cristo nomeada como o Salvador Torturado, em 1730. Anos mais tarde, uma camponesa viu lágrimas escorrem pelos olhos da estátua, um verdadeiro milagre. Inúmeros fiéis se deslocaram desde cidades vizinhas para ver de perto a famosa imagem.
Entre 1745 e 1754, o arquiteto Dominikus Zimmermann foi o responsável pela obra onde a histórica estátua está localizada na igreja de Wies, um templo de adoração a Cristo. Dominikus também era especialista no estilo Rococó, tipo de expressão artística que está associado a técnica decorativa de incrustação de conchas e vidro. Além disso, os afrescos do teto contemplam a arte barroca e um dos detalhes dela retrata a vida eterna. O irmão do arquiteto, Johann, foi quem pintou os afrescos da bela Wieskerche.
A igreja Wies faz parte das atrações imperdíveis da conhecida Estrada Romântica da Alemanha. Denominada por agentes de viagem nos anos 50, a rota começa do norte perto do Würzburg e termina após mais de 350 quilômetros de Füssen, na fronteira sul da Alemanha.
Fotos: Abril de 2015
Texto: 23 de outubro de 2018
As imagens do site Phototur estão protegidas por direitos autorais. Caso tenha interesse em alguma delas, favor entrar em contato clicando no botão abaixo.